Servidores da Prefeitura de Guararema trabalham com roupas azuis em alusão à Campanha Novembro Azul

A data foi escolhida por celebrar o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata
Para ampliar as ações de conscientização sobre a importância do exame de detecção do câncer de próstata, os servidores públicos da Prefeitura de Guararema trabalharam no dia 17/11 com roupas da cor azul, em alusão à Campanha Novembro Azul. A data foi escolhida por celebrar o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata.
Coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde em parceria com a Diretoria de Transparência, a ação ocorreu tanto no Paço Municipal quanto nas Secretarias e contou com grande adesão dos colaboradores da Administração Municipal. Ao final do dia, os funcionários de cada repartição se reuniram e registraram o momento com uma foto, que foi compartilhada nas redes sociais da Prefeitura de Guararema (Instagram e Facebook).
“A Secretaria entende a importância da Campanha Novembro Azul e, por conta disso, promove ações para conscientização da população sobre o câncer de próstata. O diagnóstico precoce aumenta consideravelmente as chance de cura para o câncer e possibilita um tratamento menos agressivo”, explica a secretária municipal de Saúde, Adriana Martins.
Em 17/11 é comemorado o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, data que deu origem ao movimento Novembro Azul. Iniciado em 2003, na Austrália, o objetivo da campanha é chamar a atenção para a prevenção e o diagnóstico precoce das doenças que atingem a população masculina.
Prevenção
Mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou 50 anos sem estes fatores, devem ir ao urologista para conversar sobre o exame de toque retal, que permite ao médico avaliar alterações da glândula, como endurecimento e presença de nódulos suspeitos, e sobre o exame de sangue PSA (antígeno prostático específico).
Cerca de 20% dos pacientes com câncer de próstata são diagnosticados somente pela alteração no toque retal. Outros exames poderão ser solicitados se houver suspeita de câncer de próstata, como as biópsias, que retiram fragmentos da próstata para análise, guiadas pelo ultrassom transretal.
Outubro Rosa
Ação semelhante ocorreu em 27 de outubro, quando os servidores da Prefeitura de Guararema foram trabalhar com roupas da cor rosa, em alusão à campanha Outubro Rosa, de conscientização ao câncer de mama.
Fonte: Prefeitura de Guararema
Fotos: Divulgação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *