Prefeitura prorroga quarentena e recomenda uso de máscaras

Seguindo as orientações do Governo do Estado e da Organização Mundial da Saúde no combate à disseminação do Coronavírus e após análise da equipe técnica da Prefeitura de Guararema, além dos demais 11 prefeitos dos municípios da região que compõem o Condemat, o prefeito Adriano Leite anunciou a prorrogação da quarentena até o dia 10 de maio. Com a prorrogação, continua sendo permitido apenas o funcionamento dos serviços essenciais.
O anúncio foi feito no final da tarde de sexta-feira (17/04) em vídeo do prefeito Adriano Leite divulgado nas redes sociais. O prefeito também recomendou o uso de máscaras faciais como medida de prevenção ao Coronavírus. A recomendação vale principalmente para as pessoas que precisam sair às ruas.
Até o último levantamento divulgado pelo Ministério da Saúde, o Estado de São Paulo havia registrado 11.568 casos oficiais e 853 óbitos por Coronavírus. Em Guararema, até o dia 17 de abril foram registradas 27 notificações, sendo que 2 casos foram confirmados e em um destes casos a paciente já está recuperada da doença.
Para reforçar o atendimento aos moradores, nesta semana teve início o funcionamento do Centro Dedicado de Atendimento – Covid 19 no prédio da Escola Profissionalizante “Prefeito Sebastião Alvino de Souza”. Quem apresentar os sintomas mais latentes da Covid-19, que são, tosse, febre e falta de ar, deve procurar esta unidade onde será feito o primeiro atendimento de triagem e onde podem ser realizados exames laboratoriais e Raio-X. O local conta ainda com dois leitos de estabilização e 15 leitos de observação.
Os pacientes com sintomas leves também podem optar por realizar o teleatendimento por videochamada por meio do telefone: 4693-5506.
Com esta medida, a Santa Casa de Guararema continuará o atendimento de rotina e servirá de retaguarda para receber os casos mais graves da doença com a disponibilização de dois leitos de UTI com respiradores.
Além dos dois leitos da Santa Casa, a Prefeitura de Guararema firmou contrato com o Hospital Particular Santa Maria para a reserva de nove leitos de UTI a serem disponibilizadas caso o município registre algum caso grave da doença.
O prefeito destacou que o crescimento de casos constatados em toda Grande São Paulo é fundamental que as medidas para evitar aglomerações sigam sendo adotadas. Adriano Leite também reforçou a preocupação com relação à questão socioeconômica e declarou que a Prefeitura está elaborando um conjunto de medidas. “Estamos elaborando um conjunto de medidas para, após a pandemia, ajudar nossa economia a se reerguer, com geração de empregos e reaquecimento dos negócios, bem como reforçar a proteção social às famílias com maior vulnerabilidade”, disse.
O Centro Dedicado de Atendimento e do teleatendimento médico funciona de segunda a sexta, das 7h às 19h.

Novas Medidas Anunciadas pela Prefeitura
Prorrogação da quarentena até 10 de maio;
Início do funcionamento do Centro Dedicado de Atendimento; Início do teleatendimento médico por videochamada; Recomentação do uso de máscaras faciais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *