AutoPerfil: LEXUS UX 250H É TESTADO NA ITÁLIA

Lexus UX 250h surpreende pela tecnologia híbrida utilizada e garante muito conforto e segurança a bordo
Editor de Imagens: Quinzinho
Por: POR MATTEO POZZI
DO INFOMOTORI.COM/ITÁLIA
EXCLUSIVO NO BRASIL PARA AUTO PRESS
Pode-se dizer que o Lexus UX 250h é um híbrido cuja eficiência não fica evidente apenas no papel, mas tambén na prática. Dentre suas muitas vantagens e pouquíssimos defeitos – nestes itens, sobressai a reduzida capacidade do porta-malas –, destaca-se o consumo médio, que se estabiliza em torno de 17,5 km/l. E isso em uma longa viagem, onde os sistemas híbridos costumam ser mais decepcionantes do que exatamente um benefício. O UX parece superar esse pensamento, graças às iniciativas tomadas a partir de uma experiência de 20 anos do Grupo Toyota, ao qual a marca premium pertence. Trata-se do primeiro modelo projetado na nova plataforma GA-C, que possibilita o menor centro de gravidade da categoria, que fica a apenas 594 mm do solo, e oferece uma rigidez estrutural muito alta, com um excelente controle de direção em todos os aspectos. E o modelo está à venda no Brasil, nas versões Dynamic, Luxury e F-Sport. Os preços variam de R$ 169.990 a R$ 209.990, já com pintura metálica inclusa.
Do ponto de vista estético, o UX tem 4,50 metros de comprimento, 1,52 m de altura e 1,84 m de largura. O entre-eixos fica em 2,64 m. O visual é o típico da marca, com a enorme grade em forma de ampulheta na frente. Um design que alia a imagem robusta dos SUVs à elegância das linhas e à eficiência aerodinâmica, fundamental para obter os excelentes valores de consumo que o automóvel promete. Um detalhe importante, talvez mais do que qualquer outro, são as luzes traseiras, unidas por um perfil fino que torna as lanternas uma peça única, com 120 pontos de led. Um olhar atento detecta detalhes que visam otimizar a aerodinâmica, como o corte que “limpa” o fluxo no final do perfil, os arcos das rodas e as próprias rodas, de 17 polegadas, projetadas para reduzir o arrasto. No entanto, opcionalmente, elas podem ter 18 polegadas.
Por dentro, a atenção centrada no motorista é evidente, com toda a ergonomia planejada para ele. O ambiente é limpo e com características típicas da Lexus, como o touchpad no console central, que reduz o número de comandos físicos. A tela do sistema de entretenimento é uma das poucas do mercado automotivo atual ainda sem touchscreen, tecnologia substituída completamente pelo touchpad.
O coração do projeto é a plataforma híbrida. O sistema de quarta geração é de ponta e baseia-se na combinação de um motor a gasolina 2.0 litros de 152 cv e 18,4 kgfm e outro elétrico com 80 kW, que entrega 109 cv e 20,6 kgfm, resultando em uma potência combinada de 184 cv. A fórmula agora está consolidada, com a unidade movida a combustão que, sozinha, teria uma curva de oferta desfavorável, mas é perfeitamente compensada pela ação da parte elétrica. A taxa de compressão é de 14:1, similar à de um propulsor diesel. A versão 4WD, chamada E-Four, adiciona um pequeno motor elétrico de cerca de 7 cv e 5,6 kgfm, colocado no eixo traseiro. As performances prometem ser brilhantes. Não esportivas, é claro, mas com os três propulsores, por exemplo, o carro chega à máxima de 177 km/h e cumpre o zero a 100 km/h em 8,5 segundos.
A nova transmissão híbrida, chamada Power Split Device, é menor e mais leve, com uma inovadora estrutura de eixo duplo para motor e gerador. Ela promete uma redução no atrito de 25% e também uma melhor lógica de operação. Também novas são as baterias de níquel de metal-hidreto, que, graças à estrutura revisada e a um sistema de resfriamento mais compacto, foram posicionadas sob o assento traseiro. Um detalhe interessante é que a parte elétrica pode ser explorada mesmo nas estradas, já que consegue operar em velocidades de até 115 km/h. E de entregar um consumo difícil de ser barrado até por modelos compactos. Méritos que também vão para essa transmissão e-CVT, que mantém o motor a apenas 2 mil rpm mesmo em 130 km/h. E, apesar de ser continuamente variável, ela pode simular relações através do uso manual, na alavanca, e em espátulas no volante, na configuração F-Sport.
O novo Lexus UX está na vanguarda também em termos de segurança e equipamento. Não por acaso, obteve cinco estrelas na avaliação do Euro NCAP. O pacote padrão do Safety System+ inclui desde a detecção de pedestres mesmo à noite até assistência de manutenção, assim como faróis de luz automáticos, reconhecimento de sinais de trânsito e controle de cruzeiro adaptativo (Colaborou Márcio Maio/Auto Press).

Primeiras impressões
Tecnologia de ponta
Roma/Itália – A cabine é rica em materiais preciosos e montados seguindo as técnicas tradicionais de artesanato japonês. Como os assentos de couro, com costura Sashiko, usada para uniformes de artes marciais. A principal nota discordante é mesmo o porta-malas, extremamente contido para um SUV de 4,50 metros de comprimento: são 320 litros de capacidade, que caem para 283 litros na versão 4WD.
É verdade que touchpad no console central reduz o número de comandos físicos. De início, no entanto, pode ser um pouco mais difícil lidar com ele. Porém, nada que não seja superado pela prática e o uso contínuo. A interface do sistema multimídia é simples, mas bastante funcional. Acessar o equipamento em movimento é complicado, pela falta de uma tela sensível ao toque. Mas quando se dominam as ferramentas e aprende-se a velocidade certa dos movimentos, além da lógica da operação, dá até para perceber alguns benefícios de uma interface atípica como esta. Mas isso não a torna mais eficaz.
De um ponto de vista dinâmico, o baixo centro de gravidade é bem-vindo. O carro é agradável na condução e certamente mais dedicado ao conforto e à eficiência do que à esportividade. A versão F-Sport pode até ter suspensão adaptativa. Não é por acaso que a marca japonesa pretende duplicar as vendas no mercado italiano, onde foi realizada a avaliação, graças ao UX.

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